terça-feira, 10 de março de 2015

Usando o Google Maps no Android Studio

Ola Pessoal

Hoje vou ensinar vocês como usar google maps no Android Studio

Primeiro abra um novo projeto no Android Studio

eu vou fazer em um projeto com Android 2,3( que pega em todos os atuais )

depois de ter feito isso você vai em SDK Manager e  veja se o Google Play Service esta instalado


se não estiver instalado, instale-o

se ja tiver instalado, você vai File  -> Project Structure .

conforme a figura abaixo:



vai esta na aba Properties , mas é so clicar na aba Dependencies para você ver essa tela ai

clique no + que esta la perto de Scope para você ver essa tela aqui:



logo em seguida você vai clicar em Library dependency para você adicionar o Google Play Service, conforme você pode ver na tela abaixo:



depois de ter feito isso é só apertar em ok e é so esperar o Gradle fazer a sua parte. ele ira compilar o seu projeto com a nova biblioteca que você baixou o Google Play Service

depois de ter configurado tudo isso, agora eu vou usar o mesmo código da rlsystem que o professor Rafael esta ensinando.


veja a figura abaixo:

MainActivity.java


activity_main.xml


AndroidManifest.xml

1)

2)


não se preocupem que vou disponibilizar o código. vai estar no meu github. no final do meu artigo vou dar meu github para vocês

depois de vocês terem copiado o código

vou ensinar vocês a pegarem a API KEY da google.

vocês vâo entrar neste site aqui


vai abrir essa tela aqui




se não abrir esta tela vai pedir o login e senha do google e é so você botar lá o mesmo que vai abrir esta tela que você está vendo. ai depois é so clicar la em APIs e autenticação e APIs
e vai procurar la em Procurar APIs o Google Maps Android API v2 conforme a figura abaixo:




ai depois clique la em Status na direcão do Google Maps Android API v2 para ativar o mesmo. e você verá a tela assim:


depois de ter feito isso vá em Credenciais e depois clique em  Criar Nova Chave em Acesso Publico à API e você verá esta outra tela:


Clique em Chave do Android e vocês verão esta outra tela


vocês , agora, vão abrir o cmd e vão colocar la onde esta a pasta do java, no meu caso esta em C:\Program Files\Java\jre1.8.0_31\bin  e vão copiar esta parte aqui que esta la na ultima tela que esta ai em cima keytool -list -v -keystore e vão la onde esta o debug,keystore , no meu caso esta em C:\Users\Andre\.android\debug.keystore . copie essa parte e adicione no final do codigo acima que nem o vocês podem ver na figura abaixo:



vai pedir uma senha de você, como eu não coloquei nenhuma senha, eu só apertei enter e gerou a chave SHA1. você pode pegar a chave SHA1 copiando  conforme a figura abaixo:



depois de ter feito isso é só você ir lá no site da google  adicionar o SHA1 e depois vocês colocam lá no final ; e o nome do pacote e aperte em Criar conforme a tela abaixo:



e depois você vai ver esta outra tela, ai você copia chave de api para o seu projeto conforme abaixo:





lá em ( meta-data  android:value = ) coloque aqui a chave que o google gerou. e é só apertar para rodar o seu projeto

você vai ver esta outra tela aqui


Em outro post que eu vou fazer, vou ensinar vocês a como rodar o mapa no emulador genymotion.

Você pode baixar o projeto neste link aqui


se você não souber usar o github é só clicar na parte que tem la Download Zip que vai baixar o projeto

Abraços Pessoal

Até a Próxima.











10 comentários:

  1. Respostas
    1. Vlw Jean..

      vai vim mais por ai
      pq eu estava muito ocupado durante esse tempo
      obrigado

      Excluir
  2. muito bom ! André sou estudante de engenharia eletrica e estou envolvido em um projeto para desenvolver um app, bom nossa ideia é um app para rastrear posto mais proximo e localizar e tal voce tem uma ideia de como posso fazer isso com o gloogle maps tipo puxa no mapa so os postos de gasolina ?


    se puder ajudar fico agradecido

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado por visitar meu blog

    vou dar uma dica pra vc
    vc vai ter q descobrir qual a latitude e a longitude de todos os postos.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, estou participando de um projeto onde precisamos rastrear pontos turísticos, fiz tudo conforme o tutorial mostrado, porém da um erro, vcs poderiam me ajudar??Grato

    Quando abro a aplicação aparece a seguinte mensagem:
    Sorry!
    The application Mapas (process com.andre.mapas) has stopped unexpectedly. Please try again.

    E abaixo, o erro no logcat

    10-06 19:28:51.376 393-393/com.andre.mapas E/AndroidRuntime﹕ FATAL EXCEPTION: main
    java.lang.RuntimeException: Unable to start activity ComponentInfo{com.andre.mapas/com.andre.mapas.MainActivity}: java.lang.NullPointerException
    at android.app.ActivityThread.performLaunchActivity(ActivityThread.java:1622)
    at android.app.ActivityThread.handleLaunchActivity(ActivityThread.java:1638)
    ....

    ResponderExcluir
  5. Ola Ewerton ..

    vc fez igualzinho ao tutorial pq tem vezes q dar erro qdo a gente copia do projeto ja feito ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção!
      Eu importei o projeto, Agora vou tentar criar do zero.
      No caso para pega a chave SHA1 Eu fiz de acordo com seu tutorial mais no prompt de comando deu opção invalida com o comando keytool -list -v -keystore, Eu então peguei pelo eclips esse codigo da chave que tem opção que mostra entende? Mais que equivale ao mesmo arquvo debug.keystore. Eu posso usa essa mesma chave usando o Android Studio? Eu já criei lá no google develops um projeto com essa chave.
      Mais uma duvida é sobre o API, você pediu para usar o Google Maps Android API v2, só que no google develops não encontrei esse e ativei o Google Maps Android API (https://console.developers.google.com/project/alomaceio-1084/apiui/apiview/maps_android_backend/overview) usando esse API no android manifest continua essa url lá?

      Ao meu ver esse está relacionado ao v2 que sugeriu, E qual o link que devo colocar no manifest do Google Maps Android API esse que ativei?

      Excluir
  6. Ola ewerton

    desculpa pela demora ... sim vc pode usar este mesmo ,.... faca do mesmo jeitinho q esta ai no blog... axo q eles alteraram o nome mas continua a mesma coisa

    ResponderExcluir